alice5

Criança não precisa de mais e mais coisas. Acumular brinquedos que piscam, brilham, falam e só faltam andar. Montes e montes de coisas jogadas. Criança não precisa ter. Criança precisa SER. Precisa ser feliz. Precisa ser respeitada pelo que é. Precisa do olho no olho, da compreensão, do afeto. Precisa brincar livremente, precisa de natureza. Precisa saber que faz parte de uma família que a ama, de uma comunidade, do mundo! Precisa que os adultos que a rodeiam, lhe deem os meios para que ela possa se desenvolver completamente, soltar sua imaginação, possa criar com pouco, possa brincar!

Tenho um menino de dois anos. Como toda criança de dois anos, ele é cheio de energia, vontades e alegria. Tem uma alegria inata, que vem de dentro mesmo. Não precisa de muito para ser feliz. Creio que as melhores brincadeiras sejam essas mesmo, as que não necessitem de muito esforço, apenas daquela vontade de se divertir. Fazemos várias atividades juntos e as que ele mais gosta são as mais simples.

Fazer sua própria areia ou sua própria massinha, explorar uma caixa sensorial, ajudar a plantar na nossa horta, fazer bolhas de sabão, brincar com água, se sujar de tinta, conhecer novas texturas com atividades sensoriais, fazer arte com cola colorida, se encantar com uma garrafa com água, corante e glitter, desenhar com giz, fazer mundos de papelão.

foto1-alice

Quanto menos TV, menos eletrônicos e mais ludicidade, mais gostoso é.

Parece que uma portinha encantada se abre e entramos junto com eles nesse mundo maravilhoso e criativo e sabe o melhor? Voltamos a ser crianças com eles! Brincar é coisa séria. Mais séria do que imaginamos!

Enquanto a criança brinca, aprende a se socializar, a viver com o outro, com o novo, a imaginar, a fantasiar. Se suja, inventa e cria. E não há nada mais gostoso do que ver uma criança brincando, rindo e sendo feliz! Deixemos nossas crianças serem crianças!

alice2

Quem escreve:

Alice Amarante, formada em Letras, professora de inglês na educação infantil (crianças de 1 a 5 anos). Apaixonada por tudo que é lúdico, pelo método Montessori e aprende na prática o que dá certo e o que não dá tão certo, todos os dias com seu filho de 2 anos. Dona do Instagram @brincadeirices, mundo de atividades lúdicas, que dá dicas e ideias simples, fáceis e baratas para todos fazerem também.

—-

Por que este texto está aqui?

A Caixa Cosmo apoia uma infância mais analógica do que digital, pautada na fantasia e no livre brincar. Prevalecendo brinquedos feitos a mão, desprendidos de esteriótipos e regras de gênero. Inspirado nesse conceito, este texto faz parte de série de reflexões que conversam com nossa edição especial Caixa Cosmo para Pais & Filhos, com produtos lúdicos criados por produtores independentes do Brasil. Vendas abertas até 15/12/2016.

0

Beatriz Figueiredo

facebooklinkedininstagram

Produtora de conteúdo criativo