IMG_3187

Na edição desse mês, a Caixa Cosmo trouxe um kit de bordado feito pela Primavera de 83 – veja aqui. E para nos ajudar a bordar os desenhos exclusivos que vieram no kit, a Andréa, uma das criadoras da marca, preparou um passo a passo com todas as dicas! Linha e agulha na mão? Vamos lá!

Passo a passo

O primeiro passo é transferir o desenho para o tecido, usando o carbono. A parte do carbono que deverá ficar pra cima é a parte com a marca do carbono, a parte escrita. Depois, corte cerca de 60 centímetros da meada de linha para bordar, use apenas um fio. Esse fio deverá ser dobrado ao meio e colocado com as duas pontas na agulha.

IMG_3194

Escolha o desenho, ou uma combinação entre eles. Aí vão algumas ideias:

IMG_4122

Com o tecido esticado no bastidor, comece os pontos. Para entender como dar o primeiro ponto, veja o vídeo abaixo:

Você pode dar pontos longos em alguns tipos de desenhos. Veja como:

Finalizando e arrematando a linha:

E por fim, corte o tecido com margem de 1cm e cole com cola branca líquida ao redor do bastidor, por dentro.

O ponto do bordado livre é o ponto atrás, um ponto que permite fazer uma infinidade de desenhos, agora é só soltar a imaginação e bordar coisas lindas por aí!

Não esquece de postar nas redes sociais o resultado do seu bordado com a hashtag #aprendendoabordar e #primaverade83 e marque também a @caixacosmo, estamos ansiosos para ver como ficou. <3

Se tiver dúvidas, deixe nos comentários abaixo. Vamos ficar de olho neste post para te ajudar, ok? 😉

2

Beatriz Figueiredo

facebooklinkedininstagram

Produtora de conteúdo criativo

2 thoughts on “Faça você mesmo | Dicas de bordado em bastidor

  1. Ananda Scomazzon Troian 3 anos ago

    Oi gente! Eu tenho uma perguntinha, tem alguma dica de como tirar o carbono que for pro tecido que ficou fora do bordado ou borrou?
    Estou quase acabando o meu 😀

    1. Primavera de 83 3 anos ago

      Oi Ananda :)

      Para lavar, se for uma área pequena, você pode lavar delicadamente com sabão de coco e pouca água, esfregando com uma escova (pode ser até escova de dentes). Se for uma grande área, você pode molhar o tecido todo, na sua mão você esfrega o sabão de coco pra fazer bastante espuma e delicadamente você esfrega com a ponta dos dedos a espuma nas áreas manchadas. Enxágue bem e repita o processo se precisar. Deixe secar à sombra.

      Queremos ver seu resultado, hein? Compartilha no Instagram e marca a @caixacosmo e @primaverade83 na foto e use a hashtag #bordadoprimaverade83.

      Qualquer dúvida nos escreva.

      Bjos