processo_cosmo_animado

A Caixa Cosmo têm produtos únicos porque atrás de um deles tem pessoas muito talentosas que dedicam seu tempo e criam com o coração. Para começar 2017 temos o Processo Criativo de uma ilustração de Henrique Campeã, artista responsável pelo pôster da primeira Caixa Cosmo. Confira a baixo e se encante ainda mais com o seu trabalho conferindo o nascimento de um de seus desenhos:


Idealização

Meus desenhos surgem de anotações que faço durante o dia, principalmente dentro do metrô e do chuveiro. A maneira que produzo é fluida e o desdobramento de uma ilustração depende muito da ideia inicial e do meu humor no dia.

post_cosmo_etapas_01
post_cosmo_etapas_02

Para este desenho, me baseei no estilo arquitetônico da Zona Cerealista de São Paulo, localizada na região do Brás. Comecei traçando algumas linhas guias no papel e em cima delas desenhei alguns prédios, suas janelas, portas, escadas e assim por diante.

Vetorização
Terminado o desenho no papel, digitalizei e passei para o Illustrator (software de vetorização) onde determinei que a ilustração seria modular, ou seja, todas as formas seriam baseadas num tamanho único de um módulo para alcançar uma estética uniforme.

post_cosmo_etapas_04

Após finalizada a vetorização do desenho base, escolhi uma paleta provisória só para determinar quais objetos teriam as mesmas cores. A cor final da ilustração eu geralmente ajusto no final da ilustração.

post_cosmo_etapas_05


Acabamento
Assim que terminei de colorir, a ilustração foi do Illustrator para o Photoshop, onde fiz ajustes finos e apliquei efeitos em cima dos objetos opacos. Gosto de experimentar nessa etapa misturando cores com a ajuda de brushes que criam esse efeito de “ruído”. Essa parte é quase que intuitiva, não tenho muitos parâmetros sobre o quanto eu devo criar esse ruído ou não, simplesmente sinto quando está bom.

post_cosmo_etapas_06


Cor e finalização
No final de tudo, as vezes sinto que a cor não está exatamente como deveria estar e umas das únicas maneiras é testando para ver qual a combinação funciona melhor para mim. Passo por alguns ajustes, utilizo algumas cores da minha paleta, e quando menos espero a cor que deveria ser se mostra na tela e decido que a ilustração está pronta. Sempre termino com a sensação que poderia mudar algo mas sei quando devo parar quando sinto que resultado me deixou safisfeito ou quando vejo que já são 3 da manhã.

Confira mais do Henrique Campeã:
Instagram | Site | Facebook

0

Beatriz Figueiredo

facebooklinkedininstagram

Produtora de conteúdo criativo