xilocadu

Através de um olhar poético, histórias de pessoas comuns são contadas em imagens, gravadas na madeira e impressas no papel e no coração: assim é a arte de Cadu Souza, o responsável pelo pôster da Caixa Cosmo de Junho. A arte sempre esteve presente em sua vida, mas foi em 2012 que teve o primeiro contato com o desenho sob madeira e desde então descobriu um universo a ser explorado. Saiba mais desse artista que além de alegrar o mundo com suas xilogravuras também leva amor com o palhaço Benedito:

Conta para gente qual é a sua história e como nasceu a paixão pelo desenho?
Nasci na cidade de Sorocaba (SP) em 1971. Desde pequeno, desenhar foi um dos meus principais meios de expressão. De personagens preferidos da TV até os que minha imaginação inventava, rabiscar o papel era um grande prazer. Em 2012 rabisquei um pedaço de madeira pela primeira vez. Movido pela grande paixão pelas cores e formas da cultura popular brasileira nas gravuras de J. Borges e Mestre Noza, resolvi trazer o prazer de desenhar de volta. Ao mesmo tempo dei meus primeiros passos como palhaço, resgatando através dele outras facetas da minha história infantil. O palhaço Benedito abriu meu olhar para a poesia das brincadeiras da infância e permitiu que meus trabalhos em xilogravura se voltassem as histórias de vida das pessoas, assim como aconteceu comigo.
Assim surgiram as Xilogravuras do Benedito. Através de um olhar poético, histórias de pessoas comuns são contadas em imagens, gravadas na madeira e impressas no papel e no coração. Hoje, tendo novamente plantado minhas raízes caipiras e embalado por suas imagens, sons e sensações através do palhaço Benedito, sigo entalhando histórias e imprimindo memórias.

E qual foi a técnica usada na produção do desenho?
Xilogravura

Aceita encomendas deste ou de outros trabalhos? Como os assinantes devem fazer?
Você pode entrar em contato comigo por email, pelo site, facebook ou instagram

Quais músicas que você acha que tem tudo a ver com o pôster?
“Cuitelinho”, Pena Branca e Xavantinho
“Um baião pro meu calundu”, Juh Vieira
“Roda Gigante”, Alê Moura/Bora Barão

Nome dos envolvidos: Cadu Souza
Origem: São Paulo / SP
Produto: Ilustração: Candice e Marcelo (pôster A3)
Tipo: Decoração

E-mail para contato: cordeldobenedito@gmail.com

Facebook | Loja | Instagram

0

Beatriz Figueiredo

facebooklinkedininstagram

Produtora de conteúdo criativo