catavento3

Natália Cantarino, idealizadora da Catavento, sempre foi apaixonada pelo DIY e vivia “inventando moda”. A dificuldade de encontrar em sua cidade os produtos de papelaria que a atraíssem tanto visualmente quanto financeiramente e a vontade de ter um hobby, despertou em Natália a idéia de criar seus próprios cadernos reutilizando aquilo que já tinha em casa. Depois de pesquisas, aulas e muito estudo, a Catavento foi lançada em março de 2015 no Instagram. Saiba mais desse projeto na mini entrevista abaixo.

Conta para nós qual é a história desse projeto?
A ideia da Catavento surgiu no final de 2014, de uma necessidade (a de encontrar produtos de papelaria que me atraíssem tanto visualmente quanto financeiramente) e de um de hobby: o de criar as minhas próprias coisas.
Desde pequena eu tinha um tino pro DIY e vivia inventando moda, dando cara nova pras coisas que via perdidas pela casa. E foi assim com os cadernos também. Como eu tinha muita dificuldade de encontrar na minha cidade produtos que me agradassem (e que eu pudesse bancar), resolvi criar os meus próprios reutilizando aquilo que já tinha em casa.
Comecei a fazer muitas pesquisas, principalmente no Pinterest, para saber como poderia dar um novo significado a esses materiais e aprendi muito sobre cartonagem e encadernação. Com o passar dos dias eu fiquei encantada com as possibilidades e acabei descobrindo que havia uma oportunidade incrível no ramo. No início, comecei a encapar cadernos que já tinha em casa para aprender como o tecido se comportava e como fazer o acabamento. Depois, resolvi buscar o conhecimento técnico que precisava para desenvolver todas as etapas de produção dos produtos. Fiz algumas aulas particulares enquanto administrava as questões referentes ao material, busca por fornecedores, a aquisição da estrutura e o desenvolvimento dos primeiros produtos, os protótipos. Depois que os primeiros produtos foram aprovados por amigas e familiares, lancei a marca no Instagram (em março de 2015).
Desde o começo eu sabia que o artesanal fazia parte da nossa identidade, e mesmo com o crescimento da marca esse continua sendo grande parte de quem a Catavento é. Mesmo com planos de aumentar a nossa produção, quero manter essa essência que veio desde o comecinho.

O que mais tem para nos dizer sobre o produto escolhido?
O produto é feito com papelão cinza de 28 mm de espessura, encapado com papel couché e acabamento fosco. O miolo é composto por 100 folhas de papel off set 75g. Todos os produtos utilizados são certificados, e aqueles que foram descartados durante a produção, enviados para a reciclagem. O tamanho (12 por 16 cm) foi desenvolvimento especialmente para caber em bolsas e mochilas sem ocupar muito espaço, facilitando o transporte e fazendo com que esteja sempre acessível. Ideal para anotações do dia a dia.

Quais são suas dicas de utilização da caderneta?
Use para anotações do dia a dia, para fazer listas de atividades, para anotar datas importantes, ideias, rabiscar e se expressar.

catavento2

Aceita encomendas deste ou de outros trabalhos? Como os assinantes devem fazer?
Sim! As encomendas são feitas pelo nosso site.

Qual música que você acha que tem tudo a ver com o produto?
Ophelia – The Lumineers

Nome dos envolvidos: Natália Cantarino
Origem: Niterói – RJ
Produto: Caderneta
Tipo: Papelaria

E-mail para contato: contato@cataventorj.com.br

Saiba mais em:
SiteFacebook | Instagram

0

Beatriz Figueiredo

facebooklinkedininstagram

Produtora de conteúdo criativo